Diretoria

Diretoria

Carlos
Sette Jr
Presidente

Presidente: Carlos Sette Jr – Universidade Federal de Goiás 

É professor associado do curso de graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Goiás (UFG), com atuação nos cursos de Pós-graduação em Agronomia e Agronegócio nas áreas de Biomassa e Bioenergia Agroflorestal. É coordenador do Laboratório de Qualidade da Madeira e Bioenergia (LQMBio).

Saly Takeshita Yamaguti
Vice-Presidente

Vice-Presidente: Saly Takeshita Yamaguti – Universidade Federal Rural da Amazônia

É professora adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Paragominas. Possui graduação em Tecnologia Agroindustrial – ênfase em Tecnologia de Madeira pela Universidade do Estado do Pará, Mestrado e Doutorado em Tecnologia de Produtos Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP, editora adjunta da Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences, atuando na área de secagem e qualidade da madeira e derivados de materiais lignocelulósicos.

Matheus Peres Chagas
1º Secretário

1º SECRETÁRIO: Matheus Peres Chagas – Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCA/UNESP), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Recursos Florestais, com opção em Tecnologia de Produtos Florestais, pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), com período sanduíche no Instituto Argentino de Nivología, Glaciología y Ciencias Ambientales (IANIGLA), Mendoza, Argentina. Foi pós-doutorando do Departamento de Recursos Florestais (USP) no período entre agosto de 2013 e fevereiro de 2015. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), na área de Tecnologia da Madeira. Possui experiência e atua principalmente nos seguintes temas: anatomia da madeira, propriedades físicas, mecânicas, deterioração e qualidade da madeira, celulose e papel, dendrocronologia (dendroquímica, dendroecologia e dendroclimatologia), biomonitoramento, química ambiental e manejo florestal.

Graziela Baptista Vidaurre
2º Secretário

2º SECRETÁRIO: Graziela Baptista Vidaurre – Universidade Federal do Espírito Santo 

Engenheira Florestal (UFRRJ/2004), mestrado e doutorado em Ciência Florestal / Universidade Federal de Viçosa – Tecnologia de Produtos Florestais. Parte do doutorado realizado na Universidade de Hamburgo, Departament of Wood Science, Alemanha. Professora no Departamento de Ciências Florestais e da Madeira e no Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais da UFES desde de 2010. É coordenadora do NUCLEO DE PESQUISA EM QUALIDADE DA MADEIDA (NUQMAD/UFES). Realiza pesquisas sobre as interações das diferentes condições de crescimento e as propriedades da madeira; da variação climática, da idade de corte e espaçamentos, da talhadia e métodos de amostragem e determinação da densidade básica da madeira de eucalipto. Realiza pesquisa com a qualidade da madeira de corymbia de diferentes materiais genéticos e com a qualidade da madeira dos mognos africanos sob diferentes condições climáticas e espaçamentos de plantio.

Geraldo Bortoletto Junior
1º Tesoureiro

1º TESOUREIRO: Geraldo Bortoletto Junior – Escola Superior De Agricultura Luiz De Queiroz, ESALQ/USP

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (1989), Mestrado pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1993), Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (1999) e Livre Docente pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2006). É Professor Associado do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, onde exerce suas atividades de ensino e pesquisa desde 1998. Tem experiência na área de Tecnologia de Produtos Florestais, com ênfase em Tecnologia de Chapas, atuando principalmente nos seguintes temas: painéis à base de madeira; compósitos lignocelulósicos, propriedades físicas e mecânicas da madeira e seus derivados; qualidade da madeira. Sócio Fundador da SBCTEM (2008), participou da Diretoria da Sociedade nas Gestões 2009-2010, 2011-2012, 2020-2021, 2022-2023, e 2024 ao presente. 

Alexandre Monteiro de Carvalho
2º Tesoureiro

2º TESOUREIRO: Alexandre Monteiro de Carvalho – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1994). Atuou em indústria do segmento de celulose e papel de 1994 a 1998. Possui mestrado em Ciência e Tecnologia de Madeiras pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2000) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo, Campus de São Carlos (2004), durante o doutorado realizou especialização em Lisboa-Portugal no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais – PPGCAF/UFRRJ entre 2019 e 2021. Foi Chefe do Departamento de Produtos Florestais por dois mandatos (2006 a 2007; 2012 a 2013). Foi Tutor do Grupo PET-Floresta da UFRRJ, do Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC de 2011 a 2016 e é atualmente Tutor do Grupo PET-Etnodesenvolvimento (desde 2017). Revisor dos periódicos: Floresta e Ambiente (UFRRJ), Revista Árvore (UFV), Scientia Forestalis (IPEF), Revista Floresta (UFPR) e Revista Ambiência (UNICENTRO). Possui experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Propriedades da Madeira e Derivados, Processamento da Madeira e Aproveitamento de Resíduos Florestais.

Conselho Fiscal

Fernando Nunes Gouveia
Titular

TITULAR: Fernando Nunes Gouveia – Laboratório de Produtos Florestais 

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (1999), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e doutorado em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é analista ambiental – Laboratório de Produtos Florestais. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia de Chapas, modificação da madeira e proteção da madeira.

Ugo Leandro Belini
Titular

TITULAR: Ugo Leandro Belini – Universidade Tecnológica Federal do Paraná

“Engenheiro de Desenvolvimento na Duratex S.A, mestrado e doutorado em Recursos Florestais na ESALQ/USP, com período sanduíche em Portugal (UTAD) e França (CIRAD). Pós Doutorado na FZEA/USP, área Biomateriais. Foi professor da UFSC, curso Engenharia Florestal, e atualmente é professor na UTFPR-Curitiba, área Materiais e Painéis. Atua no MBA em Gestão Ambiental da UFPR e é Professor do PPG Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU)”

Érika
Ferreira
Titular

TITULAR: Érika Ferreira – Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRuralRJ (2002), Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais pela mesma instituição (2004) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal – UFPR (2010) na área de concentração Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais. Atualmente é integrante do corpo docente do curso de Engenharia Industrial Madeireira da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, coordenadora do Laboratório de Painéis de Madeira – LAPAM e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Produção Madeireira. Tem experiência em tecnologia da madeira atuando principalmente nas seguintes áreas: taninos de espécies exóticas e nativas, painéis de madeira reconstituída e processamento mecânico da madeira.

Fernanda Trisltz Perassolo Guedes
Suplente

SUPLENTE: Fernanda Trisltz Perassolo Guedes – Sylvamo do Brasil Ltda

Doutora em biologia celular e molecular vegetal pela Universidade de Orléans, França em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica francês (INRA) e apoio da CAPES. Mestre em recursos florestais com ênfase em tecnologia da madeira pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Engenheira florestal também pela ESALQ/USP com período de intercâmbio na Escola Nacional do Gênero Rural das Águas e das Florestas (ENGREF) em Nancy, França. É pesquisadora florestal especialista na Sylvamo Brasil Ltda responsável pelas áreas de qualidade da madeira e biotecnologia.

Iedo Souza Santos
Suplente

SUPLENTE: Iedo Souza Santos – Universidade do Estado do Pará  

Tecnólogo da Madeira, Mestre em Ciência e Tecnologia da Madeira e Doutor em Engenharia de Produção, Professor Adjunto da Universidade do Estado do Pará – UEPA, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia (2024-2025). Área de atuação em caracterização e industrialização da madeira; gestão e tecnologia de recurso naturais da Amazônia. 

Edna Moura Pinto
Suplente

SUPLENTE: Edna Moura Pinto – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru) com mestrado em Tecnologia do Ambiente Construído pela Universidade de São Paulo (IAU) e Doutora em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (IQSC-IFSC-EESC/USP). Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase na tecnologia do ambiente construído atuando nos seguintes temas: arquitetura, madeira, sistemas construtivos e segurança contra incêndio.

Assessoria

João Vicente de Figueiredo Latorraca

João Vicente de Figueiredo Latorraca – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1984), mestrado (1996) e doutorado (2000) em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná e Pós-doutorado na Universidade de Hamburgo, Alemanha (2007). Fundador e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira (SBCTEM), com trabalhou por cerca de 11 anos como Eng. Florestal no Laboratório de Tecnologia da Madeira do Instituto de Defesa Agropecuária do estado de Mato Grosso. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Produtos Florestais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Na UFRRJ atuou por 11 anos (2009-2021) como Editor Chefe na Revista Floresta e Ambiente quando o periódico obteve a indexação nas bases Scopus, Scielo, Clarivate, dentre outros indexadores. Exerceu as funções/cargos de Chefe do Departamento de Produtos Florestais, Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Florestal, Coordenador do Curso de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais e Diretor do Instituto de Florestas. Atualmente coordena os Cursos de Pós-graduação (especialização) em Arborização Urbana e Internacional em Floresta Urbana, cooperação entre a UFRRJ, UTAD e SBAU. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando no campo da Avaliação de Risco de Queda em Árvores e Qualidade da Madeira.

Ivaldo Pontes Jankowsky

Ivaldo Pontes Jankowsky – Escola Superior De Agricultura Luiz De Queiroz, ESALQ/USP

possui graduação em Engenharia Florestal (ESALQ, 1976), mestrado em Ciência e Tecnologia de Madeiras [ESALQ, 1979) e doutorado em Engenharia Química (EPUSP, 1986), todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Ciências Florestais, ESALQ, USP. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais, atuando principalmente nos seguintes temas: secagem de madeiras, pisos de madeira, controle de processo e de qualidade do produto, e preservação de madeiras.

Franciane Andrade de Pádua

Franciane Andrade de Pádua – Universidade Federal de São Carlos Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2001), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras (2009). Atualmente é professora do quadro permanente do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de São Carlos- campus Sorocaba. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira (gestão 2017-2019). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Qualidade da Biomassa Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: Resíduos, avaliação e amostragem destutiva e não destrutiva da madeira.