Na Assembleia Geral realizada durante o III Congresso Brasileiro em Ciência e Tecnologia da Madeira, ocorrido em 2017 em Florianópolis, SC, foi decidido por votação pelos participantes que a Brazilian Journal of Wood  Science and Technology deveria ser renomeada. A escolha do novo nome foi feita, como proposta da Diretoria da SBCTEM seguindo-se enquete de opinião realizada durante o próprio Congresso. Entre seis nomes apresentados, a Assembleia referendou a enquete, que indicou o nome Wood Insight como preferido entre seis apresentados por uma empresa de naming (I10AS), previamente contratada pela Diretoria.

O processo de renomeação resultou de opinião apresentada por um especialista da Scielo que recomendou que a revista, para ter caráter internacional, deveria ter um nome curto, de fácil memorização, que não usasse as expressões Brazilian ou Journal e, se possível tivesse um significado de fácil compreensão internacional.

A partir dessa definição de identidade, estamos obedecendo a um longo processo de atualização do Editorial Board da revista e de sua instalação no Open Journal Systems (OJS).

Uma vez resolvidos alguns pequenos problemas orçamentários, a Wood Insight poderá, finalmente, ser disponibilizada para a submissão de artigos e publicação.