CARTA ABERTA

Manifesto em defesa da Ciência e Tecnologia e Inovação

A Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira – SBCTEM, por meio de sua Diretoria, vem a público manifestar seu apoio ao movimento #cienciaocupabrasilia, organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC e Academia Brasileira de Ciências, ABC, em defesa da Ciência e Tecnologia e Inovação, CT&I, no País.

Com o contingenciamento de 42% nos recursos de investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, MCTIC e de 21% do Ministério da Educação, MEC, aliados ao novo corte de 30% nos recursos destinados às Instituições de Ensino Superior, a CT&I brasileiras estão sob forte ameaça. As limitações orçamentárias afetam diretamente ações como o lançamento de editais de apoio a projetos de pesquisa, a promoção de ambientes propícios ao desenvolvimento cientifico por meio de infraestrutura para ensino, pesquisa e inovação, a formação de pesquisadores, ações de internacionalização, entre outras. Tal situação se agrava com as ameaças à liberdade de cátedra e de pesquisa, à educação, à preservação do meio ambiente, aos direitos sociais e à própria democracia.

É de amplo conhecimento que em países com bons indicadores ambientais, sociais e econômicos a alocação de recursos físicos e financeiros em CT&I é investimento e não custo. As oportunidades de permitir a aplicação e desenvolvimento da inteligência, criatividade e pensamento crítico, na busca por soluções para os problemas da sociedade brasileira, nos mais diferentes campos, são essenciais para promover o desenvolvimento econômico e social do País.

A diretoria da SBCTEM se compromete a discutir com seus associados e comunidade científica sobre estratégias de atuação para contrapor os cortes orçamentários em CT&I no País.

Cordialmente,

 

Sorocaba, 06 de maio de 2019

 

Profª Drª Franciane Andrade de Pádua

Presidente da SBCTEM

 

Carta Aberta SBPC.pdf