É com grande satisfação que apresentamos esta coleção de resumos dos 220 trabalhos apresentados no II CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA MADEIRA - II CBCTEM. Estes resumos representam os resultados das pesquisas mais recentes desenvolvidas por centenas de cientistas e estudantes brasileiros e estrangeiros participantes no Congresso. Os trabalhos estão agrupados em 13 áreas temáticas, que vão desde as propriedades fundamentais da madeira até suas variadas formas de uso final.

Agradecemos de forma especial a todos os colegas pesquisadores e pesquisadoras pelas contribuições prestadas para alcançarmos os objetivos do II CBCTEM: congregar e propiciar sinergicamente aos participantes do evento o intercâmbio de informações técnico-científicas e inovações tecnológicas relacionadas à madeira, contribuindo com a obtenção de um material que, em sintonia com processos industriais/produtos, e que, sem se furtar à sua pertinência social, atenda, cada vez mais, às demandas de modos tecnologicamente adequado, econômico e ambientalmente sustentável. É daí que emerge o título síntese do II CBCTEM " renovável versátil eficiente sustentável: madeira! ". Agradecemos também aos nossos patrocinadores públicos e privados, assim como nossos parceiros e colaboradores, que possibilitaram a edição deste documento, mas também de toda a organização material do Congresso.

Este documento também registra a vitalidade e alta qualidade acadêmica dos estudiosos da área de Ciência e Tecnologia da Madeira, que hoje no Brasil conta com dezenas de Grupos de Pesquisas, em torno dos quais se reúnem outras dezenas de Programas de Pós-graduação, nos quais a madeira é material básico de investigação. Testemunha disso é a constatação de que o futuro da Ciência e Tecnologia da Madeira está bem encaminhado, haja vista a grande participação e contribuição dos estudantes, advindos de todas as regiões do Brasil, além de alguns estrangeiros [é o futuro presente!]. Estes, juntos com seus orientadores e orientadoras, contribuem para conferir à curta sequência de CBCTEM's caráter internacionalizante. Neste mesmo sentido, a agregação ao II CBCTEM de representantes do projeto de cooperação ibero-americana "V iviendas Sociales de Madera: Autoconstrucción ", na forma do "II ENCONTRO IBERO-AMERICANO SOBRE CONSTRUÇÕES DE CASAS DE MADEIRA" fortalece o Congresso, a diversidade e qualidade das temáticas, assim como o saudável intercâmbio de informações técnico-científicas.

Com este Caderno de Resumos, que acompanha os Anais do II Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira, com sua versão em CD, demonstramos o progresso da Ciência e Tecnologia da Madeira, com suas repercussões positivas para o desenvolvimento do país.

Temos a plena convicção de que os resultados do II CBCTEM, registrados parcialmente nestes Cadernos, contribuem para a consolidação da SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA MADEIRA e são motivo de inspiração para novas edições do Congresso, assim como foi o I CBCTEM para nós.

Cordiais saudações,

Comissão Organizadora do II CBCTEM.