HISTÓRICO E

ATUAÇÃO DA SBCTEM

A partir de uma iniciativa do professor João Vicente de Figueiredo Latorraca da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no ano 2008 foi realizado o I Simpósio de Ciência e Tecnologia da Madeira do estado do Rio de JaneiroSIMADERJ. Esse evento teve como objetivo congregar estudantes, professores e pesquisadores da área do conhecimento que, até então, não contava com um evento totalmente dedicado ao tema, apesar do Encontro Brasileiro de Madeira e Estrutura de Madeiras, organizado pelo IBRAMEM, abordar parcialmente o tema. 

Por ocasião da realização do I SIMADERJ, o Coordenador do evento, professor João Latorraca, com o apoio da Defensoria Pública do estado do Rio de Janeiro, elaborou uma proposta estatutária a fim de criar uma sociedade científica que representasse todos aqueles fazem parte desse ramo de atuação profissional, sejam eles pessoas físicas (professores, pesquisadores, discentes etc.) ou jurídicas (Empresas, Universidades, Centro de Pesquisas etc.). Dentre as linhas gerais da proposta se destacavam: a realização do Congresso Brasileiro em Ciência e Tecnologia da Madeira; a criação de uma Revista Científica especializada; e a criação da rede brasileira de laboratórios em tecnologia da madeira. 

Para que essa proposta pudesse ser avaliada e aprovada da forma mais representativa possível, foram convidados para participar do I SIMADERJ professores e pesquisadores das principais instituições brasileiras com forte atuação na ciência e tecnologia da madeira. Estiveram representadas no evento as seguintes instituições de ensino e pesquisa:

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) 
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR) 
  • Universidade de São Paulo (ESALQ) 
  • Universidade de Viçosa (UFV) 
  • Universidade Federal de Brasília (UNB) 
  • Universidade Federal de Lavras (UFLA) 
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP) 
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Universidade Federal de Pelotas – (UFPel)
  • Laboratório de Produtos Florestais – (IBAMA-LPF)
  • Instituto de Pesquisa Tecnológica do estado de São Paulo – (IPT) 

Também estiveram presentes no I SIMADERJ pesquisadores da ALEMANHA (Meisterschule Ebern für das Schreinerhandwerk), Canadá (UNI-LAVAL) e PORTUGAL (Laboratório Nacional de Engenharia Civil). Durante três dias de evento foram apresentados e debatidos diversos temas de interesse da área, além da proposta de criação da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira – SBCTEM

No último dia do evento, foi realizada a assembleia de fundação da sociedade onde o estatuto e as linhas gerais da proposta foram apreciados. Na ocasião os sócios fundadores da SBCTEM aprovaram a realização do I Congresso Brasileiro com periodicidade de dois anos e a criação de uma Revista científica especializada que, a princípio, se chamaria Brasilian Journal of Wood Science and Technology. A proposta da criação da rede brasileira de laboratório não foi aprovada naquele primeiro momento. Após discussões das linhas gerais e do estatuto foi aprovada a criação da SBCTEM e eleita a primeira diretoria da sociedade composta pelos seguintes sócios fundadores:

Presidente: João Vicente de Figueiredo Latorraca

Vice-Presidente: Graciela Ines Bolzon de Muniz

Primeiro Secretário: Geraldo Bortoletto Júnior

Segundo Secretário: Nabor da Silveira Pio

Primeiro Tesoureiro: Divino Eterno Teixeira

Segundo Tesoureiro: Cláudio Henrique Soares Del Menezzi

Conselho Fiscal: Efetivos – Alexandre Monteiro de Carvalho, Elias Taylor Durgante Severo, Jair Figueiredo do Carmo; Suplentes – Gilmara Pires de Moura Palermo, Keiti Roseani Mendes Pereira, Alexandre de Souza Tostes.

A ata de fundação da SBCTEM foi registrada no cartório de 2o Ofício, na cidade de Seropédica-RJ, onde também se encontra a sua sede oficial. Na ocasião da fundação da sociedade, tirou-se a proposta de realização do I Congresso Brasileiro em 2010, na cidade de Brasília-DF. Além disso, o Prof. José Tarcísio de Lima foi escolhido para preparar uma proposta editorial da revista científica. 

 

Durante os anos seguintes, a diretoria eleita da SBCTEM, não conseguiu encontrar apoio necessário para que o evento pudesse ocorrer no Distrito Federal. Nesse período a sociedade ficou sem atividade até que em 2013 o professor João Vicente de Figueiredo Latorraca organizou o III SIMADERJ e o I CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA MADEIRA, na cidade de Petrópolis – RJ, que a época foi denominado de CBCM e, posteriormente, denominado como CBCTEM.